artigo andre resende


nome:Andre Resende Moraes
estudante de tecnologo em marketing
empresa:sieben zwanzig
cargo:gerente
email:andre@szlaboratorio.com







Marketing de Relacionamento
 
       O objetivo principal do marketing de relacionamento é construir ou aumentar a percepção de valor da marca, de seus produtos e serviços, e a rentabilidade da empresa ao longo do tempo a partir de estratégias de comunicação e de relacionamento propriamente dito com todos os seus clientes, integrando suas ações, desde o projeto de um produto ou serviço, desenvolvimento de processos, venda e pós-venda.
       Administrar o relacionamento com o cliente serve para que a empresa adquira vantagem competitiva e se destaque diante da concorrência. O objetivo maior torna-se manter o cliente através da confiança, credibilidade e a sensação de segurança transmitida pela empresa, construindo relacionamentos duradouros que contribuam para o aumento do desempenho para se obter bons resultados.
       De maneira geral, o processo deve se iniciar com a escolha correta dos clientes, ou do seu publico alvo, a identificação de suas necessidades, a definição dos produtos e/ou serviços que serão oferecidos, a busca da melhor relação custo/benefício, além da formação de funcionários motivados e capacitados a atender estes clientes adequadamente. É também necessário entender qual o valor de cada cliente para a empresa, para não correr o risco de oferecer benefícios iguais para clientes desiguais.