Artigo Renato Muniz


Nome: Renato Muniz
Estudante de Tecnólogo em Marketing
Universidade Castelo Branco
Empresa de atuação: Taco Jeans
Cargo: Vendedor
email: renatomunizucb2@yahoo.com.br

Marketing Estratégico

            O termo Marketing surgiu timidamente nos anos 90. Onde as empresas encontravam uma nova ideologia de como se comunicar com os clientes, como elaborar o produto, ou serviço certo, para determinado público alvo. Com a globalização e internet infiltrando cada vez mais no mundo moderno, foi ficando cada vez mais fácil obter informaçoes sobre os consumidores, e permitiu as empresas trocar mais informaçoes com os clientes. Com isso o marketing tornou as empresas dependentes, desta ideologia. Afinal, tratava-se de uma estruturaçao empresarial muito mais ampliada do que estava-se acostumado a ver.
            A empresa hoje em dia, que não possui um grupo ou área de marketing, está totalmente fora da concorrência na área em que aborda. O marketing tomou um espaço tão grande, que foi obrigatóriamente fazendo as empresas terem seu grupo para cuidar desse assunto ou se associando a agências de propaganda e comunicaçao para fazerem esse serviço. Como diz o famoso Kotler, é tão importante, que as açoes de marketing, influenciam diretamente nas estratégias da empresa. Isto é, nada mais do que concretizar um conjunto de atividades de planejamento, que visa atingir todos os desejos e necessidades do mercado, até mesmo futuramente.
           O marketing funciona captando sempre novas tendências do consumidor, podendo prever mudanças no comportamento dessas pessoas. Hoje, é fundamental,  que uma empresa tenha seu departamento de marketing com profissionais bem treinados e preparados para exercer funçoes que extraia do consumidor o que é realmente importante a sua empresa. Para filtrar estas informaçoes, cada empresa adota um plano de acordo com seu objetivo.
           Todo esse processo caminha junto com um plano de marketing, que nada mais é do que uma elaboraçao de planejamento da marca e suas linhas de produto. Para isso é preciso saber os pontos fortes e fracos da empresa e de toda a concorrência, as oportunidades e ameaças que o ambiente competitivo e ambiental lhe oferecem e etc. Esses fatores determinam para um planejamento amplo, ou um planejamento específico, acompanhada de uma estratégia tradicional em que a propaganda e comunicaçao visa atingir clientes, ou estratégias de marketing dirigido que é um meio usado com uma diretriz e customizaçao à consumidores específicos.