artigo Daniel Mendes

Marketing esportivo
  
Trata- se da utilização do esporte como ferramenta de transmissão corporativa, e abrange o marketing do esporte, marketing de produtos e serviços esportivos. Exemplos: academias, clubes, corridas, basquete. Atividades e produtos que utilizam o uso do esporte como veículo de promoção.
O marketing esportivo tem como função agregar força à marca por meio do símbolo dos valores do esporte, como trabalho em equipe, superação, igualmente ao sucesso na vida corporativo (empresarial) das características de casa corporação. Em, todavia, empresas de tecnologia tentam buscar se associar a esportes de luxo como tênis, golfe e automobilismo.
Esse tipo de marketing tem como vantagem impactar um consumidor relaxado, em meio ao programa e não nos intervalos. Então a empresa que faz utilização dessa estratégia de comunicação e percebida, não como um anunciante, mas como uma parceria que usa times patrocinados e campeonatos que possam ter sucesso. Mais do que isso, há uma lealdade muito maior a empresas que detém esta imagem. Por exemplo, na Nascar, categoria de automobilismo americano, há uma lealdade de 72% aos patrocinadores, ou seja, 72% dos fãs da categoria assumem comprar um produto de um patrocinador invés a um não-patrocinador.
 Eventos como os jogos olímpicos, Copa do Mundo e Superbowl, que atraem bilhões de espectadores ao redor do mundo, são bons exemplos de como o esporte surge como uma excelente forma diferenciada, de atingir objetivos de marketing propostos pelas empresas. Esporte produz entretenimento, paixão, Mas é uma indústria e deve ser olhada como um negócio.